7 maneiras naturais (e altamente eficazes) para melhorar a memória

Como está sua memória? É tão forte quanto você gostaria que fosse?

Se não, então você definitivamente vai se interessar pelas dicas de melhoria de memória que compartilharei com você neste artigo.

Apesar do que você possa pensar – ou de que tenha sido dito – melhorar sua capacidade de recuperar informações é certamente possível. Você só precisa saber as maneiras certas de fazer isso. (Não se preocupe, pois você não precisará fazer nenhuma mudança significativa no estilo de vida.)

Ok, vamos mergulhar direto na primeira das sete maneiras fáceis de melhorar sua memória significativamente.

1. Meditar

Vivemos em um mundo de informações ininterruptas e ininterruptas. É como uma cachoeira que está incessantemente lançando notícias, dados, fatos e números em nossas mentes conscientes.

Infelizmente, nossos cérebros não são projetados para absorver essa tremenda quantidade de informação. Não é de admirar, então, que a maioria das pessoas se esforce para lembrar e recordar as coisas.

Mesmo se você acredita que tem uma boa memória e está confortável com a multitarefa, você também estará ciente de que há tanta informação que seu cérebro pode processar ao mesmo tempo. E quanto mais informações e distrações, mais difícil é para você transferir informações para a sua memória de longo prazo.

Felizmente, a meditação pode ajudá-lo.

Mesmo se você meditar apenas por 10 minutos por dia, você aumentará sua capacidade de concentração, o que, por sua vez, facilitará o relato de fatos importantes.

Se você precisar de ajuda para mudar para um estado meditativo, recomendo experimentar um aplicativo como o Headspace – que pode ajudá-lo a conseguir isso de maneira conveniente e estruturada.

E não se esqueça, a meditação não precisa apenas fechar os olhos e ficar em uma posição de lótus. Algumas pessoas preferem simplesmente dar um passeio na natureza. Isso limpa e acalma sua mente e ainda fornece o impulso muito importante para seu foco.

2. Durma bastante

Se você não está dormindo bem, então eu estou supondo que você não está se lembrando bem também. Isso ocorre porque o sono e a memória estão intimamente conectados.

Se você tem uma vida ocupada e regularmente não consegue dormir o suficiente, isso afetará negativamente suas habilidades cognitivas – incluindo sua memória.

Quanto sono você deveria estar recebendo?

Bem, de acordo com a NationalSleep Foundation, você precisa de um mínimo de sete a nove horas de sono por noite. Se você obtiver essa quantidade de sono regularmente, em apenas alguns dias, verá uma melhoria tangível em sua capacidade de lembrar e recordar as coisas.

Agora, serei honesto com você, manter um ciclo de sono adequado nem sempre é fácil (especialmente quando a série mais recente da Netflix acaba de ser lançada!). Mas se você se preocupa em melhorar sua capacidade a curto e longo prazo de lembrar de coisas, então é fundamental que você tente obter pelo menos a quantidade recomendada de sono todas as noites.

Existem maneiras de cortar o ciclo do sono?

Sim, existem.

Tente estas três coisas:

  • Tenha uma hora de dormir fixa (de preferência antes das 22h)
  • Não coma muito tarde
  • Certifique-se de que seu quarto esteja o mais escuro possível

Dormir é uma atividade preciosa. Ele regenera seu corpo, limpa sua mente e ajuda no armazenamento e recuperação de informações.

No entanto, não durma ainda, já que quero falar sobre outra ótima maneira de melhorar sua memória…

3. Desafie seu cérebro

Quando foi a última vez que você desafiou seu cérebro?

Eu não quero dizer desafiado no sentido de comer demais ou dormir demais. Estou me referindo a esticar suas capacidades mentais usando actionpro e também através de coisas como palavras cruzadas, Sudoku e jogos de memória.

Para expandir seu banco de memória, e para tornar sua recuperação mais precisa, você precisa desafiar continuamente seu cérebro.

O feedback dos leitores da Lifehack, como você, sugeriu que os aplicativos de treinamento do cérebro são uma maneira super eficaz de fazer isso. Usados regularmente, esses aplicativos podem aprimorar seu foco, atenção, capacidade de raciocínio e memória.

Existem centenas desses aplicativos disponíveis (a maioria deles de graça), mas eu recomendo começar com um dos três grandes:

  • Pico (Android / iOS, grátis, mais de 10 milhões de downloads)
  • Lumosity (Android / iOS, grátis, 10 milhões + downloads)
  • Elevar (Android / iOS, grátis, mais de 5 milhões de downloads)

Se você costuma passar uma parte da semana jogando videogames, em vez de atirar e matar seus inimigos, por que não deixar alguns deles viverem – enquanto você coloca sua atenção em aumentar seu poder cerebral!

Desafiando o seu cérebro irá fortalecer seus caminhos neurais e melhorar suas habilidades mentais. Mas não acredite apenas na minha palavra, experimente um dos aplicativos acima e veja os benefícios positivos para si mesmo.

4. Faça mais pausas

Quando penso nos meus dias como empreendedora, lembro-me distintamente de trabalhar todas as horas sob o sol – e muitos sob a lua também!

Naquela época, eu acreditava que as pausas eram para os fracos e, para me tornar rico e bem-sucedido, precisava derramar sangue, suor e lágrimas.

No entanto, eu estava errado.

Fazer pausas regulares é a melhor maneira de se manter produtivo, criativo e vivo para as oportunidades. É também a melhor maneira de aprender novas informações.

Deixe-me explicar.

Normalmente, quando se estuda muitas informações novas, a maioria das pessoas passa horas lendo-as – em uma tentativa de aprender e lembrar o conteúdo o mais rápido possível. Infelizmente, eles negligenciaram algo.

Ou seja, as sessões de estudo prolongadas raramente são uma coisa boa, já que sua capacidade de reter informações decai naturalmente após um certo período de tempo.

É semelhante ao exercício físico. Você não tentaria treinar vigorosamente por quatro horas seguidas. Em vez disso, você faria pausas regulares para dar tempo suficiente aos seus pulmões, coração e músculos para se recuperar. Não fazer isso irá resultar em cãibras musculares e esforço excessivo.

É o mesmo com o seu cérebro. Se você sobrecarregar com informações, você sofrerá de fadiga mental.

Qual é a resposta?

Certifique-se de fazer intervalos regulares ao aprender novas informações. Eu recomendo pelo menos uma pausa de 10 minutos a cada hora. (Você também pode querer dar uma olhada no Método Pomodoro .

Se você não quer ser tão disciplinado quanto isso, faça pausas assim que estiver perdendo a capacidade de se concentrar no novo material. Seu cérebro vai agradecer – e sua aptidão para aprender subirá um nível.

5. Aprenda uma nova habilidade

Eu amo esta citação, como é 100% verdade – mas freqüentemente esquecido:

“Aprender nunca esgota a mente.” – Leonardo da Vinci

A partir da minha experiência de ajudar a desenvolver as carreiras de dezenas de funcionários da Lifehack, posso dizer definitivamente que participar de atividades significativas e propositais estimula a mente. Também reduz o estresse e melhora a saúde e o bem-estar.

Deixe-me dar um exemplo disso:

Imagine que você trabalhe para uma instituição financeira global em um de seus call centers. Você recebe mais de 100 chamadas por dia – muitas delas reclamações. Quando você começou o trabalho há alguns meses atrás, você estava animado para estar em emprego a tempo inteiro e trabalhando para um nome familiar.

Infelizmente, seu entusiasmo inicial rapidamente se transformou em frustração.

As chamadas intermináveis de reclamações começaram a afetar você. E os supervisores também o irritaram, já que estavam muito interessados em administrá-lo em microempenho – em vez de deixá-lo trabalhar do seu jeito.

Agora, na história acima, o final pode ser que você tenha um emprego que não gostasse e que tenha levado uma vida de trabalho aborrecida e frustrada por anos e anos. No entanto, um final alternativo é o seguinte: você canalizou sua insatisfação para aprender uma nova habilidade (codificação de computador). Você levou um ano ou dois para se atualizar, mas permitiu que você atualizasse sua carreira com sucesso – e o aprendizado contínuo tornou o trabalho do call center muito mais suportável.

Claramente, aprender novas habilidades lhe dá ímpeto, foco e algo para apontar. Seu cérebro gosta de aprender, e você deve aproveitar isso sempre buscando nossas novas informações. E quando o aprendizado se torna um hábito, você descobrirá que sua capacidade de lembrar e recordar as coisas sem esforço também se torna um hábito.

6. Comece a malhar

Se você ainda não está trabalhando regularmente, então há outro motivo para fazer isso:

Exercer de 20 a 30 minutos, três vezes por semana, melhorará sua memória de longo prazo.

Isso ocorre porque o aumento do fluxo sanguíneo em seu corpo (devido ao exercício) fornece ao cérebro oxigênio e nutrientes extras. E um cérebro bem nutrido é um cérebro que funciona bem!

“Mas eu simplesmente não tenho tempo?”, Ouço você dizer.

Não é um problema.

Um estudo recente mostrou que uma explosão diária de 60 segundos de exercícios de alta intensidade ofereceu muitos dos benefícios das rotinas de exercícios mais longos. [1] Então, se você está com pouco tempo – agora você sabe o que fazer.

Interessado em começar?

Aqui estão cinco maneiras diferentes que ajudarão você a trabalhar:

  • Junte-se a um ginásio
  • Junte-se a uma equipe esportiva
  • Compre uma bicicleta
  • Pegue caminhadas
  • Dance com sua música favorita

7. Coma alimentos mais saudáveis

Tenho certeza que você já ouviu a expressão: “Você é o que você come”.

Isso se aplica ao seu cérebro também.

A comida que você come ajuda a determinar a capacidade do cérebro de armazenar e recuperar informações. Uma dieta pobre (pense em junkfood + refrigerante!) Prejudica não apenas sua saúde física, mas também sua saúde mental.

Felizmente, existem vários alimentos que são especialmente bons para o cérebro e a memória. Estes incluem: mirtilos, aipo e chocolate escuro. Mas qualquer coisa rica em antioxidantes terá um efeito positivo no seu cérebro e memória.

Por outro lado, alimentos altamente processados e aqueles carregados com açúcar terão um impacto negativo na sua memória. Isto é devido a eles fornecendo nutrientes insuficientes para o seu cérebro – levando você a sofrer facilmente de fadiga mental.

Quer ser mentalmente saudável? Então coma e beba uma abundância destes:

  • Café – aumenta a atenção e aumenta a concentração
  • Cúrcuma – ajuda novas células cerebrais cultivadas
  • Brócolis – protege o cérebro contra danos
  • Porcas – melhora a memória
  • Chá verde – melhora o desempenho, a memória e o foco do cérebro
  • Action pro – suplemento alimentar para aumentar a capacidade de seu cerébro

Espero sinceramente que as sete maneiras de impulsionar naturalmente a sua memória, que abordei neste artigo, sejam úteis para você.

Você não precisa implementar todos eles. Eu sugiro apenas tentar os que apelam para você.

Mas, se você está falando sério sobre melhorar drasticamente sua memória, comece agora mesmo a adotar uma ou mais das maneiras que sugeri. Estou confiante de que você não vai se arrepender.