Exercitar-se excessivamente pode afetar o sistema imunológico

Demonstra-se que o exercício físico favorece o bom funcionamento do sistema imunológico, principalmente quando se pratica atividade física, pelo menos 3 vezes por semana.

Por outro lado, aqueles que praticam esportes pelo menos quatro horas durante a semana mostram melhoras no humor e no manejo de situações de estresse que eles têm e também um aumento nas células do sistema imunológico, então eles têm um sistema imunológico mais forte.

Isso é muito importante, já que altos níveis de estresse causam inibição do sistema imunológico, além da produção de estresse oxidativo, que afeta diretamente o crescimento e a proliferação das células.

O problema ocorre quando o exercício é feito indiscriminadamente, sem tomar as precauções necessárias, porque pode causar mudanças que podem parecer inofensivas, mas eles tocam diretamente os nossos mecanismos de defesa, e salientou afetam nosso sistema imunológico.

O estresse do sistema imunológico e seu enfraquecimento fazem com que nosso corpo seja infectado com maior facilidade de infecções e que sua duração e calado sejam maiores que o normal.

Como saber quando já fizemos exercícios suficientes?

Você tem muita dor muscular depois das sessões? É um sintoma muito comum no início do exercício, mas devemos nos preocupar se sempre sentirmos desconforto.

Você se machuca mais frequentemente do que o habitual, principalmente quando fazer treino de hitt? Às vezes podemos sofrer algumas lesões, mas não é normal nos machucarmos muito, especialmente quando praticamos esportes para lazer e para a saúde. As lesões contínuas mostram que nosso corpo está sobrecarregado.

Você tem problemas para dormir? Alguém que fez muito exercício tende a ser superexcitado e a chegada na cama se torna um pesadelo devido à falta de sono.

Você se exercita quando está doente?

Você deixa de lado outras atividades para ir treinar?

Quando nos exercitamos demais, temos mais probabilidades de sofrer lesões que comprometem nossa saúde e bem-estar como joelho, costas ou do quadril, mas também pode enfraquecer o coração e reduzir as defesas, por isso, estão mais expostos à doença.

Outras conseqüências podem ser desnutrição, perda de massa muscular e distúrbios do sono. E, no caso das mulheres, elas podem levar à ausência do período por alguns meses.

Como moderar a quantidade de exercício?

É importante refletir sobre o propósito para o qual nos exercitamos. Uma vez que tenhamos claro, podemos nos colocar nas mãos de um profissional que nos ajuda a atingir esse objetivo.

Se você se exercita para melhorar sua saúde, precisa saber que, com três ou quatro horas semanais de esporte moderado, pode obter resultados e melhorar seu corpo.

No momento em que você sentir muito cansaço, desconforto, sede ou fraqueza, pare e estude as reações do seu corpo.
Combina sessões de maior intensidade com caminhadas e corridas leves. Faça seu corpo não se acostumar com isso, surpreenda-o com novas práticas e divirta-se fazendo isso.

Não perca de vista o fato de que a saúde é o mais importante. E que tudo o que fazemos, seja o que for, deve procurar ser melhor e enriquecer a nossa vida com um corpo saudável que nos acompanha.

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